O que são tokens embrulhados?

 

O que são tokens embrulhados?


TL;DR

Um token embrulhado é um token de criptomoeda atrelado ao valor de outra criptomoeda. É chamado de token embrulhado porque o ativo original é colocado em um invólucro, uma espécie de cofre digital que permite que a versão embrulhada seja criada em outra blockchain.

Qual é o ponto? Bem, diferentes blockchains oferecem funcionalidades diferentes. E eles não podem falar um com o outro. A blockchain bitcoin não sabe o que está acontecendo na blockchain Ethereum. No entanto, com tokens embrulhados, pode haver mais pontes entre diferentes blockchains.


Introdução

Já achou frustrante não poder usar BTC no Ethereum? ETH na Binance Smart Chain? Moedas que existem em uma determinada blockchain não podem ser simplesmente transferidas para outra.

Tokens embrulhados são uma maneira de contornar essa limitação e usar ativos não nativos em uma blockchain.


O que é um símbolo embrulhado?

Um token embrulhado é uma versão tokenizada de outra criptomoeda. Ele está atrelado ao valor do ativo que representa e normalmente pode ser resgatado por ele (desembrulhado) a qualquer momento. Ele geralmente representa um ativo que não vive nativamente na blockchain em que é emitido.

Você poderia pensar em um token embrulhado como sendo semelhante a uma stablecoin na medida em que ele deriva seu valor de outro ativo. No caso de uma stablecoin, isso geralmente é moeda fiduciária. Em um caso de token embrulhado, geralmente é um ativo nativo vivendo em outra blockchain.
Como as blockchains são sistemas distintos, não há uma boa maneira de mover informações entre eles. Tokens embrulhados aumentam a interoperabilidade entre diferentes blockchains – os tokens subjacentes podem, em essência, ir entre cadeias.
Vale a pena notar que se você é um usuário comum, você não precisa se preocupar com o processo de embalagem e desembrulhar; você pode apenas negociar esses tokens embrulhados como qualquer outra criptomoeda. Por exemplo, este é o mercado WBTC/BTC na Binance.


Como funcionam os tokens embrulhados?

Vamos usar o Bitcoin embrulhado (WBTC) como nosso exemplo, uma versão tokenizada do Bitcoin no Ethereum. WBTC é um token ERC-20 que deveria conter um pino de um para um ao valor do Bitcoin, permitindo que você use efetivamente BTC na rede Ethereum.
Tokens embrulhados normalmente exigem um custodiante – uma entidade que detém uma quantidade equivalente do ativo como o valor embrulhado. Este custodiante pode ser um comerciante, uma carteira multisig,um DAO, ou até mesmo um contrato inteligente. Assim, no caso da WBTC, o custodiante precisa manter 1 BTC para cada 1 WBTC que é cunhado. A prova dessa reserva existe em cadeia.
Mas como funciona o processo de embrulho? Um comerciante envia BTC para o zelador para a casa da moeda. O custodiante então cunhada WBTC no Ethereum de acordo com a quantidade de BTC enviado. Quando o WBTC precisa ser trocado de volta para o BTC, o comerciante coloca em um pedido de queima para o custodiante, e o BTC é liberado das reservas. Você pode pensar no zelador como o invólucro e unwrapper. No caso da WBTC, a adição e remoção de custodiantes e comerciantes é realizada por um DAO.
Embora alguns na comunidade possam se referir ao Tether (USDT) como um token embrulhado, este não é exatamente o caso. Embora o USDT geralmente negocie um por um com USD, a Tether não detém a quantidade exata de USD físico para cada USDT circulando em suas reservas. Em vez disso, essa reserva é composta de dinheiro e outros equivalentes de caixa do mundo real, ativos e recebíveis de empréstimos. No entanto, a ideia é muito semelhante. Cada token USDT age como uma espécie de versão embrulhada de um USD fiat.


Tokens embrulhados no Ethereum

Tokens embrulhados no Ethereum são tokens de outras blockchains que são feitos para serem compatíveis com o padrão ERC-20. Isso significa que você pode usar ativos que não são nativos do Ethereum no Ethereum. Como seria de esperar, embrulhar e desembrulhar tokens no Ethereum custa gás.

As implementações desses tokens podem ser muito diferentes. Escrevemos sobre eles com mais detalhes em nosso artigo tokenizado bitcoin.
Um exemplo interessante de um token embrulhado no Ethereum é embrulhado é o éter (WETH). Uma recapitulação rápida – O ETH (éter) é obrigado a pagar por transações na rede Ethereum, enquanto o ERC-20 é um padrão técnico para a emissão de tokens no Ethereum. Por exemplo, O Basic Attention Token (BAT) e OmiseGO (OMG) são tokens ERC-20.
No entanto, uma vez que o ETH foi desenvolvido antes do padrão ERC-20, ele não está em conformidade com ele. Isso cria um problema, já que muitos DApps exigem que você converta entre éter e um token ERC-20. É por isso que o éter embrulhado (WETH) foi criado. É uma versão embrulhada de éter que está em conformidade com o padrão ERC-20. É basicamente uma versão tokenizada do éter no Ethereum!


Tokens embrulhados na Binance Smart Chain (BSC)

Assim como tokens embrulhados no Ethereum, você pode embrulhar Bitcoin e muitas outras criptomoedas para uso na Binance Smart Chain (BSC).


Ponte Binance permite que você enrole seus ativos cripto (BTC, ETH, XRP, USDT, BCH, DOT e muito mais) para uso na Binance Smart Chain na forma de tokens BEP-20. Uma vez que você trouxe seus ativos para o BSC, você pode negociá-los ou usá-los em várias aplicações de agricultura de rendimento.
O embrulho e desembrulhar custo gás; no entanto, no que diz respeito ao BSC, você pode esperar custos de gás significativamente mais baixos do que outras blockchains. Você pode ler mais sobre a Ponte Binance em nosso artigo detalhado.


Benefícios do uso de tokens embrulhados

Embora muitas blockchains tenham seus próprios padrões de token (ERC-20 para Ethereum ou BEP-20 para BSC), esses padrões não podem ser usados em várias cadeias. Os tokens embrulhados permitem que tokens não nativos sejam usados em uma determinada blockchain.

Além disso, tokens embrulhados podem aumentar a liquidez e a eficiência de capital tanto para exchanges centralizadas e descentralizadas. A capacidade de embrulhar ativos ociosos e usá-los em outra cadeia pode criar mais conexão entre liquidez isolada de outra forma.

E por último, um grande benefício são os tempos de transação e taxas. Embora o Bitcoin tenha algumas propriedades fantásticas, não é o mais rápido e às vezes pode ser caro de usar. Embora isso seja bom para o que é, pode causar algumas dores de cabeça às vezes. Esses problemas podem ser mitigados usando uma versão embrulhada em um blockchain com tempos de transação mais rápidos e taxas mais baixas.

Limitações do uso de tokens embrulhados

A maioria das implementações atuais de tokens embrulhados requer confiança no custodiante que detém os fundos. Quanto à tecnologia disponível atualmente, os tokens embrulhados não podem ser usados para transações transversais verdadeiras – eles geralmente precisam passar por um custodiante.

No entanto, algumas opções mais descentralizadas estão em andamento e podem estar disponíveis no futuro para mineração e redenção de tokens completamente confiáveis.

O processo de mineração também pode ser relativamente caro graças às altas taxas de gás e pode incorrer em alguns deslizamentos.


Pensamentos finais

Tokens embrulhados ajudam a criar mais pontes entre diferentes blockchains. Um token embrulhado é uma forma tokenizada de um ativo que vive nativamente em outra blockchain.

Isso ajuda a interoperabilidade no ecossistema de criptomoedas e Finanças Descentralizadas (DeFi). Tokens embrulhados abrem um mundo onde o capital é mais eficiente, e as aplicações podem facilmente compartilhar liquidez entre si.
Você tem mais perguntas sobre tokens embrulhados? Confira nossa plataforma de Perguntas e Respostas, Ask Academy,onde a comunidade binance responderá suas perguntas.

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.